Artigos

Artigos

Textos produzidos a partir das conversas nas aulas de Yoga, de 2004 até hoje.
A reprodução deste material é permitida, desde que citados a fonte e o autor.



A essência da meditação em yoga

Praticar yoga, sinteticamente, significa você praticar a si mesmo. Esta é a essência do yoga: praticar quem você verdadeiramente é. Então, o propósito de praticar é desenvolver um modo de ser quem você de fato é. A grande motivação é a de você descobrir o seu autêntico modo de ser.

Leia mais...

O significado espiritual surge no espaço da meditação

Um aspecto que eu quero chamar atenção hoje sobre a meditação dos Nathas, da qual comentamos em vários artigos, baseados no livro do Carlos Eduardo Barbosa, é que o espaço meta geográfico da meditação só é importante para quem está dentro dele. E mais importante ainda é quem está nesse espaço, aquele que está meditando: você.

Leia mais...

Yoga, o recolhimento ao coração

O sábio Patânjali, logo no início do texto dos "Sutras de Yoga", afirma que  Yoga é o recolhimento das atividades da mente ao coração, de modo a ser quem se é verdadeiramente. Então, cada um de nós, com essa intenção, e o exercício de assentar a mente no coração, vai tranquilizar-se naturalmente e assim prosseguir, em sua plenitude, sendo quem verdadeiramente é.

Leia mais...

Yoga: o sentido da vida plena com felicidade e sem depressão

(1º lugar no Concurso de Redação da Embaixada da Índia - 2017)

A tradição do Yoga se vale tanto de textos épicos extraordinários, como a Canção do Ser Divino (a Bhagavad Gita), quanto de textos doutrinários, como os Sutras do Yoga de Patânjali.

Leia mais...

Yoga, Budismo, Islamismo e o segredo da realidade futura

O sábio Patanjali, do Yoga, e o príncipe Gautama, do Budismo, surgiram quase na mesma época. Buda foi discípulo de Mahavira, o reformador do Jainismo, por volta do século V a.C., enquanto Patanjali estabeleceu a doutrina do Yoga nessa mesma época.

Leia mais...

      

MAPA